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EDUCAÇÃO DE MENINAS E MENINOS

Como sabemos a educação de meninas e meninos, iniciada na família, continua na escola. Por isso a atuação de professores e professoras na sala de aula não é neutra. Eles podem contribuir tanto para perpetuar e reforçar noções discriminatórias relativas às diferenças de gênero, como por outro lado, para atenuá-las e ajudar alunos e alunas a pensar uma outra realidade que não tenha como única referência o modelo ideal de masculinidade ou feminilidade. Por isso,

oferecer apenas aos meninos bola, bicicleta e skate, por exemplo, indica-lhes que o espaço público é deles, ao passo que dar às meninas somente miniaturas de utensílios domésticos (ferro de passar, máquina de lavar roupa etc.) é determinar-lhes o espaço privado, o espaço doméstico. Queremos dizer que nos jogos como bonecas, fogõezinhos, panelinhas e ferrinhos de passar as garotas, da infância e adolescência vão se familiarizando com trabalho doméstico, como se não houvesse alternativas às mulheres que não interesse com o cuidado do lar e de filhos/as. (CURSO GÊNERO DIVERSIDADE NA ESCOLA, 2010, p. 2).